Gatilhos mentais são úteis no marketing digital

Gatilhos mentais são situações externas a um indivíduo que podem produzir sintomas psiquiátricos favoráveis e desfavoráveis

Os gatilhos mentais são os responsáveis pelas tomadas de decisão do ser humano, provocando estímulos e motivações. Eles fazem parte da psicologia, por isso, é importante compreendê-los para que qualquer negócio atinja o sucesso.

Além disso, os gatilhos mentais são muito importantes nas estratégias de marketing digital. Isso porque o marketing utiliza muitas ações com foco na geração de leads e fidelização de clientes.

Então, das estratégias mais simples até as mais complexas, tudo tem como objetivo dar aos leads e clientes aquilo que eles precisam. Entre essas estratégias estão os gatilhos mentais, que não são manipulação ou algo do tipo, pois eles fazem parte da psicologia.

Uma explicação para isso é o fato de que todos os seres humanos possuem estímulos e motivações, que são similares em cada um, e quando ativados, conduzem as pessoas a uma ação. Só que, para isso, a marca precisa compreender seus clientes para saber como fazer para influenciá-los. Depois, é só descobrir quais são os gatilhos mentais que podem ser aplicados.

Dessa forma, vamos falar sobre o que são gatilhos mentais, dar alguns exemplos dos principais e mostrar como aplicá-los.

O que são gatilhos mentais?

Gatilhos mentais são situações externas a um indivíduo que podem produzir sentimentos e sintomas psiquiátricos favoráveis e desfavoráveis. Entre os desfavoráveis estão:

  • Ansiedade;
  • Pânico;
  • Desânimo;
  • Desespero;
  • Pensamentos negativos.

E dentre os favoráveis estão:

  • Alegria;
  • Calma;
  • Entusiasmo;
  • Motivação;
  • Pensamentos positivos.

É natural que o ser humano aja em relação aos gatilhos mentais diante de tais estímulos. Então, empresas de monitoramento ambiental podem estimulá-los para provocar sentimentos e emoções desejáveis.

Um gatilho ativado abre uma janela da memória que leva a pessoa de volta para o passado, relembrando alguma experiência importante, como se ela revivesse o que sentiu na época.

Esses mesmos sentimentos podem ser relacionados a algum conteúdo que remete à sensação e à experiência de quem o lê. É exatamente por isso que são usadas imagens, referências e até easter eggs, pois causam sentimentos positivos.

No entanto, é importante ter cuidado ao trabalhar gatilhos mentais para não desencadear memórias traumáticas ou sentimentos negativos. É importante despertar o que traz conforto, exclusividade, independência e confiança etc.

O gatilho mental pode ser desencadeado por meio dos cinco sentidos, ou seja, tato, olfato, paladar, visão e audição. Dentro do marketing digital, os mais usados são visão e audição. Quando bem combinados, podem ativar um gatilho mental que desperte o desejo de compra imediato do produto ou serviço vendido, por isso eles são tão importantes no processo de decisão de compra do lead.

Exemplos de gatilhos mentais

Uma empresa, como uma que venda sistema de controle de estoque e financeiro, pode usar diversos tipos de gatilho mental para atingir um objetivo em suas estratégias de marketing digital. Alguns deles são:

1 – Reciprocidade

Trata-se de um dos mais importantes e é a base do inbound marketing. Isso acontece porque o ser humano tem uma tendência natural a retribuir algo ao que nos trouxe valor de alguma maneira. Só que a pessoa deve perceber o ato como algo sincero e espontâneo. Isso significa que as ações devem ser voltadas a tornar a vida das pessoas mais simples, para depois gerar lucro.

Por ser o gatilho mais nobre, ele deve ser usado por qualquer tipo de negócio, como oferecendo materiais gratuitos para o público. Exemplo disso é uma empresa de consultoria de importação oferecer uma reunião gratuita. Isso traz para a pessoa a sensação de que ela deve um favor e precisa retribuir de alguma maneira, como comprando o produto ou serviço.

2 – Autoridade

Trata-se de um gatilho peculiar, que pode ser nocivo quando usado do jeito errado. No entanto, se a empresa deseja que as pessoas confiem nela e em seu trabalho, precisa se posicionar como autoridade.

É preciso transmitir a ideia de que a marca é uma autoridade, além, claro, de ela realmente ser uma. E para usar esse gatilho, é preciso mostrar que entende bem do que está falando.

Por exemplo, antes de uma fábrica de camisetas lisas oferecer algum de seus produtos, ela precisa ceder materiais gratuitos. Dessa forma, vai mostrar as pessoas que tem experiência no assunto.

Isso desperta a confiança delas e a autoridade se torna apenas uma consequência. Outra forma de fazer isso é pedindo para especialistas no assunto darem depoimentos sobre a empresa e o que ela tem a oferecer.

Qualquer negócio pode usar esse gatilho em suas estratégias, mas independentemente de como isso vai ser feito, também é importante mostrar humildade e respeito pelo trabalho de outras pessoas.

3 – Prova social

Muitas atitudes individuais dos seres humanos se baseiam no que outras pessoas esperam de nós. Também somos uma espécie que precisa pertencer a um grupo, o que torna a prova social um gatilho muito poderoso.

Para usá-lo em um negócio, uma boa dica é captar depoimentos de clientes, resultados de pesquisas de satisfação, unidades vendidas de um produto, imagens de pessoas usando o produto, engajamento nas redes sociais, etc.

4 – Escassez

As pessoas costumam dar mais valor àquilo que é escasso, pois o inconsciente coletivo acredita que quanto mais difícil de conquistar, mais valioso é. Além disso, o sentimento de perda é muito mais intenso que o de ganho.

Para usar esse gatilho, uma consultoria e treinamento em segurança do trabalho, por exemplo, pode enviar um e-mail avisando sobre uma última oportunidade, ou então que está com vagas limitadas, pois as pessoas tendem a tomar uma decisão mais rápida. Outro exemplo é oferecer desconto para os dez primeiros, no entanto, independentemente da estratégia, ela precisa ser real.

5 – Urgência

Esse gatilho é parecido com a escassez, mas ele está relacionado ao tempo. Ele é eficaz porque provoca no ser humano a sensação de não poder escolher, pois ao final do prazo, ele acabará ficando sem o produto se não aproveitar.

Para usar esse gatilho, qualquer tipo de negócio pode fazer uso de palavras e expressões que tragam uma resposta instantânea. Alguns exemplos são:

  • Só hoje;
  • Última chance;
  • Último dia;
  • Imediato.

O certo é usar apenas quando algum produto realmente está se esgotando, além de explicar por que está com prazo limitado. Quanto mais real e incontestável, mais eficiente ele será. Outra dica é usá-lo junto ao da reciprocidade.

6 – Novidade

As pessoas gostam de novidade naturalmente, uma vez que quando estamos expostos a algo novo, liberamos dopamina, um neurotransmissor responsável pela sensação de prazer. As empresas de tecnologia usam esse gatilho frequentemente, isso porque mesmo que a diferença entre os modelos seja pequena, as pessoas trocam porque desejam usar algo moderno, inovador e melhor.

É possível usar esse gatilho incluindo, esporadicamente, alguma novidade no produto ou serviço oferecido. Por exemplo, uma terceirização de portaria limpeza e serviços pode incluir o serviço de segurança.

No entanto, é importante que esse serviço seja realmente um diferencial e esporádico, para trabalhar, além do gatilho da novidade, o gatilho da escassez.

Como aplicar os gatilhos mentais

O marketing digital potencializa os efeitos dos gatilhos mentais, uma vez que as pessoas passam cada vez mais tempo conectadas. Uma das maneiras de fazer isso é investindo em identidade visual, pois é ela que vai fazer com que uma empresa, como uma de serviços de folha de pagamento fique marcada na memória dos clientes.

Ela precisa ser aperfeiçoada para que a pessoa lembre-se sempre da empresa, antes mesmo de ser marcada por seus produtos ou serviços. Outra dica é apostar em conteúdo relevante e interessante, bem como em títulos criativos para esses conteúdos.

Isso porque, por meio de uma boa leitura, as pessoas vão querer saber mais sobre o produto ou serviço vendido. Por isso, é importante investir pesado na criação de slogan, comunicação e copywriting.

Depois de fazer tudo isso, ainda é importante manter a marca em seu maior nível, e nada melhor do que saber gerir a marca por meio de um branding eficiente. Até mesmo o consultório de um médico tricologista pode fazer isso, pois o branding é um conjunto de estratégias que melhoram a maneira de cuidar da empresa.

Conclusão

Os gatilhos mentais despertam diversos sentimentos e podem levar as pessoas a realizarem diferentes ações. É exatamente por conta dessa variedade que é importante saber como trabalhá-los, pois um erro pode trazer muitos prejuízos.

As marcas precisam despertar sentimentos bons, para que sejam associadas a boas lembranças e momentos agradáveis para os consumidores. Por isso, trabalhar os gatilhos mentais é uma estratégia importante.

Ao fazer isso, uma empresa conseguirá marcar aquela pessoa, atraindo-a para mais perto e aumentando as chances de fazer um bom negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.